segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Porque procurar um(a) nutricionista?



Muitas pessoas acham que o nutricionista é aquele que só ajuda a quem precisa emagrecer. Se você é uma dessas pessoas, chegou a hora de mudar de opinião...

 1. PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

O nutricionista atua diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% das cardiopatias (doenças que afetam o funcionamento do coração) e doenças vasculares, como os AcidentesVasculares Cerebrais (AVCs), poderiam ser evitados através de uma alimentação personalizada, saudável e acima de tudo equilibrada.  

2. PREVENÇÃO DE CÂNCER

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos cânceres poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável e equilibrada elaborada por um nutricionista. 

3. MÃES E BEBÊS SAUDÁVEIS, CRIANÇAS SAUDÁVEIS, ADULTOS SAUDÁVEIS

Todas as fases da vida devem ser acompanhadas de perto, pois um nutriente que é importante para uma adulto por exemplo, não necessariamente é fundamental para uma criança. Isso mostra a importância de um acompanhamento com nutricionista desde a gestação e amamentação, cuidando assim da dieta da mãe, depois da introdução alimentar para o bebê, depois das estratégias de alimentação para a criança ter um desenvolvimento físico e metal adequados e assim, quando adulto, ter uma saúde excepcional com hábitos saudáveis. 

4. GORDINHO NUNCA MAIS

É muito comum aquelas pessoas que sofrem com o famoso efeito sanfona, ou seja,engordam e emagrecem rapidamente. Atualmente, cerca de 85% das pessoas acima dopeso já passaram por esse episódio pelo menos 1 vez na vida.Porém, isso dificilmente ocorrerá com a inclusão de orientações práticas e saudáveis,além de estratégias personalizadas para a perda e manutenção de peso.


5. MELHORA DA DISPOSIÇÃO E ENERGIA FÍSICA E MENTAL

Dependo do tipo de alimento, da combinação ou do horário que é consumido, podemosidentificar a causa para tanto desânimo, preguiça, quebra de energia após o almoço ouaté mesmo ansiedade e irritabilidade. O nutricionista ortomolecular pode identificarrapidamente a causa e alterar sua alimentação para que seu dia fique mais produtivo emelhore seu rendimento e disposição para as tarefas do dia-a-dia. 

6. MELHORA DA PERFORMANCE NAS ATIVIDADES FÍSICAS

Os praticantes de atividade física podem ter uma necessidade nutricional diferenciada,que por sua vez, se não for atingida, o desempenho em um esporte e a qualidademuscular não se estabelecem como deveriam. O nutricionista é o melhor profissionalpara avaliar o uso de suplementos, o que comer antes, durante e depois dos treinos eafirmar técnicas individualizadas de hidratação. 

7. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NÃO SIGNIFICA ABRIR MÃO DOSPRAZERES

Muitas pessoas tem a idéia formada de que o nutricionista vai simplesmente proibir oconsumo de doces, pizza, churrasco, balas, chocolate, etc... Se pensas assim, estáerrado. Sabemos que a alimentação é o maior prazer do ser humano, e que a inclusãode alguns alimentos tem um fator psicológico importante. Sendo assim, a proibição nãofaz parte do cardápio, e sim, saber quando comer e qual é a melhor forma de combinaralguns alimentos para absorver o mínimo possível das gorduras saturadas e açúcaressimples. 

8. USAR SUPLEMENTOS CORRETAMENTE

O uso de suplementos está banalizado, porém, o uso incorreto pode trazer inúmerosagravos à saúde. O nutricionista pode avaliar a real necessidade de usar determinadosuplemento e pode usar outros, manipulados ou prontos, para prevenção de doenças,controle de peso, melhora da disposição, melhora de aspectos estéticos, entre outros. 

9. PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Um prato de comida balanceado, rico em nutrientes, com uma variação adequada dealimentos, é capaz de diminuir o risco de diabetes, dislipidemia (alteração do colesterol etriglicérides) e hipertensão, além de ajudar a reduzir a gordura visceral (abdominal) que éa gordura mais perigosa. Sabemos que essas doenças são as maiores causadoras deóbitos atualmente. 

10. TERCEIRA IDADE COM QUALIDADE DE VIDA

Quem não sonha com uma terceira idade independente, sem preocupações, sem usarinúmeros medicamentos, ou seja, com qualidade de vida? Se você sonha com umavelhice saudável, procure um nutricionista pois cerca de 74% das doenças que levam ainvalidez do idoso podem ser melhoradas ou prevenidas com alimentação esuplementação adequadas e personalizadas.

Fonte: www.marianaferridavila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário