quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dieta Detox para o Carnaval - Emagrecer já



Opa! Feliz Ano Novo para todos. Que nesse ano possamos conseguir cumprir todas as metas propostas na noite de réveillon e que possamos surpreender a nós mesmos.

Você exagerou nas festas de fim de ano e agora quer ficar em forma para o carnaval e aproveitar esse solzão que está fazendo lá fora? Quer perder peso sem perder sua saúde? Quer ficar com o corpo preparado para aproveitar bem o carnaval? Quer diminuir medidas para ficar bem no biquíni novo? Vamos lá.




Achei dicas de uma dieta detox simples que pode ser feita por qualquer pessoa, mas se puder, procure uma nutricionista antes de começar, vai ser melhor pra você.


O que pode e o que não pode


Sinal verde! Os alimentos considerados essenciais na dieta detox aparecem mais de uma vez no cardápio

• Limão
• Chá verde (ou chá branco)
• Água (2 litros por dia)
• Folhas verdes (brócolis, couve, rúcula, chicória)
• Semente de linhaça
• Amêndoa, nozes e castanha-do-pará
• Melancia
• Azeite de oliva extravirgem

Sinal vermelho! Direta ou indiretamente, estes alimentos contribuem para o acúmulo de toxinas no organismo. Por isso, ficam proibidos durante a dieta detox

• Refrigerante
• Doce e açúcar branco
• Adoçante artificial
• Café e chá-preto em excesso
• Carne vermelha e embutidos (bacon, linguiça, salame)
• Fritura e margarina com gordura trans



Essa dieta detox é a base de muito limão, um desintoxicante natural e saboroso. Aqui, nem toda refeição tem proteína animal (nem mesmo frango ou peixe). O propósito é facilitar o processo digestivo, favorecendo a faxina e a perda de peso. Dá para você enxugar até 3 quilos em 15 dias! Se quiser emagrecer mais (até 5 quilos), vá em frente: você pode seguir o cardápio detox por um mês.

Jejum 

1 copo (200 ml) de água morna (ou em temperatura ambiente) com suco de meio limão

Café da manhã
Opção 1:
 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1 maçã (ou 1 polpa congelada de frutas vermelhas)

Opção 2: 1 banana pequena / 1 col. (sopa) de quinua em flocos (ou cereal integral sem açúcar) / 1 col. (sobremesa) de uva-passa / 1 xíc. (chá) de chá verde (ou chá branco)

Opção 3: 2 fatias de manga em cubos / 1 col. (sopa) de linhaça triturada / 1 xíc. (chá) de chá verde com gotas de limão (ou chá branco)

Lanche da manhã
Opção 1:
 2 damascos secos + 2 castanhas-do-pará (ou 1 punhado pequeno de uva-passa + 4 amêndoas sem sal)

Opção 2: 1 copo (200 ml) de suco de melancia batido com 1 col. (sopa) de linhaça e suco de 1/2 limão (ou 1 pedaço pequeno de gengibre)

Opção 3: 8 uvas frescas + 4 castanhas de caju sem sal (ou 2 ameixas secas + 4 amêndoas sem sal)



Almoço
Opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, rúcula e carambola / 2 col. (sopa) de arroz integral (ou parboilizado) / 1 concha de lentilha / 3 col. (sopa) de couve refogada (ou crua)

Opção 2: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, chicória (ou escarola) e cebolinha picada / 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais / 3 col. (sopa) de couve-flor cozida no vapor (ou grelhada) / 1 filé médio (100 g) de peixe grelhado com suco de limão

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cebola roxa e cenoura ralada / 3 batatas pequenas cozidas com casca e temperadas com 1 fio de azeite e salsinha picada / 1 file médio (100 g) de frango (orgânico, de preferência) grelhado com suco de laranja, sal e pimenta-de-caiena moída

Lanche da tarde
Opção 1:
 1 taça pequena de salada de frutas com 1 col. (sopa) de mix de fibras (veja receita)

Opção 2: 1/2 xíc. (chá) de abacate em cubos com gotas de limão e 1 col. (sobremesa) de mel (opcional)

Opção 3: 1 banana amassada e polvilhada com 1 col. (sopa) de gérmen de trigo (ou 2 maçãs cozidas com amêndoa/veja receita)

Jantar
Opção
 1: 1 prato (sobremesa) de salada de alface e rúcula com molho cítrico (veja receita) / 1 filé médio (100 g) de peito de frango (orgânico, se possível) em pedaços e refogado com cebola e tomate / 4 col. (sopa) de chuchu e cenoura refogados

Opção 2: 4 col. (sopa) de salada de soja em grão cozida com tomate, cebola, cebolinha e pimentão picados e molho cítrico / 3 col. (sopa) de abobrinha refogada com tomate

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e abacate com suco de limão e 1 col. (sopa) de azeite de oliva / 2 col. (sopa) de arroz integral (ou parboilizado) com brócolis / 1 filé médio (100 g) de peixe e dois tomates assados (ou cozidos no vapor)

Ceia
Opção 1:
 1 xíc. (chá) de pêssego e maçã fatiados

Opção 2: 1 xíc. (chá) de melão e melancia em cubos

Opção 3: 1 banana assada com canela em pó

Sempre é válido lembrar que essa dieta é uma sugestão. Antes de iniciar qualquer dieta, consulte um(a) nutricionista.

Até logo mais.