terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As redes sociais podem te ajudar a emagrecer



Aqueles que usam as redes sociais e estão de dieta que leem mensagens de motivação nas redes sociais que fazem parte perderam mais peso do que aquelas que não fizeram.Você é um(a) “viciado(a)” em redes sociais e está querendo emagrecer uns quilinhos? Pois, saiba que o estar conectado(a) pode lhe ajudar a emagrecer. Uma recente pesquisa divulgada no Daily Mail revelou que as redes sociais como o Twitter, pode acelerar o processo de perda de peso devido à leitura de relatos positivos de alimentação saudável e atividades físicas.



Um exemplo que gosto de citar é a Cecília Cezar, uma amiga que fiz nessa caminhada do Peso Perfeito, que me inspirou a trazer esse assunto ao blog. Ela tem dois blogs, "Fotografia e Moda" e o "Vivendo 365 dias" faz um excelente acompanhamento através de vídeos que posta no seu canal no Youtube. Ela usa um aplicativo muito interessante no seu iPad, que faz com que ela se exercite onde quiser e puder. Veja no blog dela essa dica.
Segundo os pesquisadores, as redes sociais podem funcionar como um sistema de apoio valioso para ajudar as pessoas que estão de dieta, encorajando uns aos outros ao longo do caminho com mensagens motivacionais, vídeos e compartilhando experiências. Os pesquisadores, da Escola de Saúde Pública Arnold da Universidade da Carolina do Sul, descobriram que quanto mais atualizações de status de pessoas relacionadas com uma alimentação saudável e exercício físico as pessoas de dieta leem, mais propensas elas se tornam a perder mais peso.
De acordo com as avaliações feitas no estudo, em média, para cada 10 atualizações do Twitter lidas, os indivíduos pesquisados perderam em média 0,5% do seu peso corporal. A líder da pesquisa, Brie Turner-McGrievy, disse que este foi o primeiro estudo a examinar o uso do Twitter como parte de uma "intervenção comportamental de perda de peso". "Os resultados mostram que aqueles que usaram regularmente o Twitter como parte de um programa de perda de peso ligado ao smartphone perderam mais peso", disse a pesquisadora.
O estudo acompanhou 96 homens e mulheres com sobrepeso e obesos divididos em dois grupos ao longo de um período de seis meses. Todos eles tinham um smartphone com internet para acompanhar as atualizações na rede. Ambos os grupos receberam dois podcasts (arquivos de áudio) por semana durante três meses (de 15 minutos cada) e dois minipodcasts por semana durante o terceiro ao sexto mês (de cinco minutos cada).
Os podcasts incluíam informações sobre nutrição, exercícios físicos e estabelecimento de metas. Além dos arquivos de áudio, um grupo baixou um aplicativo de monitoramento de dieta e atividade física, e também o aplicativo do Twitter para o seu smartphone. Ambos os grupos registraram uma diminuição de 2,7% do peso corporal em seis meses. Porém, o grupo que havia feito o download do aplicativo do Twitter, perdeu ainda mais peso.
As pessoas do grupo foram convidadas a acessar seu perfil diariamente para a leitura de duas mensagens motivacionais postadas por um conselheiro de dieta. Além disso, elas também deveriam postar as suas próprias mensagens de exemplos alimentares saudáveis para os outros membros do grupo para debate. Atualizações como "Eu fui para a academia hoje e me senti muito bem!” ou "Eu tomei um cappuccino desnatado e sem chantilly e gostei” são alguns exemplos que motivam a dieta.
A Dra. Turner-McGrievy disse que o Twitter ajudou as pessoas a perder os quilos, porque deu a oportunidade delas verificarem alguns valores calóricos da rotina alimentar de seus colegas de dieta e vice-versa, gerando uma troca de informações saudáveis e motivadoras.
Essa é a ideia do grupo Peso Perfeito, gerar uma turma que possa se auto-motivar e criar conteúdo para que todos tenham estímulo para continuar a luta para chegar ao peso ideal. Seja para emagrecer ou para ganhar peso. Espero que em março desse ano eu já esteja com o Podcast pronto para que possamos ter mais esse veículo de divulgação de nossas ações nas redes. Conto com todos vocês. 

Esse artigo foi adaptado da postagem do site:
http://todaela.uol.com.br/boa-forma/twitter-pode-ajudar-voce-a-perder-peso


Aproveitando o assunto, sigam o Twitter do Peso Perfeito:


https://twitter.com/PesoPerfeito

Abração. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário