sábado, 29 de dezembro de 2012

Comer demais faz bem também

         Nutrição Funcional


Olá, meus queridos. Ontem estive lendo alguns artigos para decidir o que postar hoje e no meio de muitas coisas, achei alguns bem interessantes que vou tentar transcrever para vocês entenderem o título da postagem. Comer demais é um problema que muitos tem, mas se souber comer, pode transformar isso em uma coisa boa. Mas entenda bem, não estou dizendo que comer em excesso faz bem, tudo em excesso faz mal, nunca esqueça disso.

Aprendi que a alimentação pode ser crucial para o desenvolvimento de doenças, principalmente cardiovasculares, pois dependendo do tipo de alimentação e o tipo de vida que a pessoa leva, em pouco tempo pode se tornar um diabético, ou ter problemas cardio-respiratórios. Tudo isso por causa de seus hábitos alimentares, vícios que podem se tornar um veneno para o corpo da gente.


       Balança Nutrição



Achei uma série de dicas que podem nos mostrar o que comer para que possamos prevenir doenças e melhorar nossa qualidade de vida. Dicas tiradas do site ANutricionista:

Fibras para diminuir a absorção de açúcares e gorduras, diminuir a agregação de gorduras na artéria (o que pode levar a aterosclerose)  aumentar a produção de bactérias boas para o nosso corpo, diminuir as chances de ter um câncer e ajudar no funcionamento do intestino. Como exemplo a aveia, a linhaça, farelo de trigo, fibra de maracujá, frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Gorduras boas como as poliinsaturadas e as monoinsaturadas presentes no azeite extra-virgem, nos peixes, na linhaça, nas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas). Elas fazem com que haja uma melhora nas células levando a elas proteção para que não ocorram doenças, diminuem a absorção de colesterol e LDL (que são as gorduras ruíns) e aumenta a a gordura boa (HDL), diminuem a formação de radicais livres que estão associados com o envelhecimento, doenças, celulite e outros.

Antioxidantes que atuam na diminuição na produção de radicais livres que estão envolvidos no aparecimento de doenças como o câncer e doenças cardiovasculares, envelhecimento, cansaço, perda de memória, perda de vitaminas e minerais e lesão para a célula. Eles podem ser encontrados nas frutas, sendo o açaí importantísiimo (mas sem o xarope de guaraná) e a romã, verduras, legumes e ervas como as cenouras, o tomate, cebola, alho, açafrão da terra, gengibre, alecrim,  nas oleaginosas, no azeite, cacau, ovo, cereais integrais e outros muitos.

Abacate é uma poderosa fruta que tem ação de diminuir o colesterol, é antioxidante (diminui os radicais livres), fornece energia diminuindo a fadiga e o cansaço, ajuda na perda de peso, faz bem para o cabelo e a pele e ainda ajuda a prevenir doenças também.




Nutricionista Maça

E tomar sempre cuidado com a ingestão de:


Gorduras trans e saturadas que são as gorduras ruins para o coração. Facilitam a aderência das gorduras nas artérias, prejudicam a absorção de séries de nutrientes, aumentam o colesterol, gordura abdominal e trás outros malefícios. Elas estão presentes nas frituras, salgadinhos, biscoitos, produtos de padaria, carnes vermelhas, manteiga e margarina.


Sal, olhar sempre os rótulos dos produtos, lembrando que pessoas que não possuem nenhuma doença podem consumir 2000 mg de sódio ao dia. Alguns alimentos como chips, salgadinhos, molhos prontos, tempero industrializados, refrigerantes, molho shoyo tem muito sódio.


E é claro, não poderia deixar de falar que a atividade física é muito importante para prevenir doenças e manter a qualidade de vida!



Bem, por hoje é só, mas amanhã posto uma dica para o seu réveillon ser bem saudável.
Um ótimo sábado para todos nós.

Essas dicas foram tiradas do site ANutricionista, texto da querida: Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.