Hoje resolvi começar a semana falando sobre um assunto que a muito tempo quero debater aqui no blog. A necessidade de consultar um(a) nutricionista, tanto para quem visa o emagrecimento, quanto quem precisa
Para quem ainda não sabe, não sou nutricionista, não estudo Nutrição, mas admiro muito essa profissão. Desde que trabalhei cobrindo eventos de ciclismo e conheci a nutrição esportiva, comecei a me interessar mais pelo assunto e no ano passado ao conhecer a Nutricionista Débora Fonseca e trabalhar seis meses com ela, me apaixonei perdidamente por essa maravilhosa profissão.
Aliás, foi graças a Débora que nasceu o Peso Perfeito. Na época que comecei a trabalhar pra ela, criei o grupo para agregar dicas de alimentação e bem estar que foi batizado com a ajuda dela com o nome Peso Perfeito. Eramos cerca de mil pessoas convivendo diariamente, usava basicamente para divulgar o blog dela e ações para conquistar novos clientes para o seu consultório.
Como em qualquer campanha de marketing, os resultados não vieram tão rápido e por questões particulares, nossa parceria veio a acabar em outubro do ano passado. Mas nossa amizade não, continuei tocando o grupo que na época tinha pulado para quase duas mil e quinhentas pessoas conectadas. No fim do ano cheguei a conclusão que a família Peso Perfeito deveria crescer e comecei a pensar no blog. Fiz uma fanpage e um twitter para que pudesse testar algumas ferramentas e o alcance do blog. Na virada do ano lancei o blog, e meu amor com a nutrição cresceu mais ainda.
Então, vamos falar sobre o que faz um nutricionista e porque ele é essencial nas nossas vidas? Então, primeiro vamos a definição de Nutrição:¹
É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.
E o(a) nutricionista?²
O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.
Os nutricionistas não devem ser confundidos com os médicos nutrólogos.
O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais.
O que um nutricionista pode fazer?¹
Administração
Supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias. Supervisionar e gerenciar a produção de refeições em cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas comerciais, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.
Catering
Elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.
Controle nutricional
Criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente.
Desenvolvimento de produto
Pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.
Gastronomia
Controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes. Elaborar cardápios.
Nutrição clínica
Prescrever dietas a pacientes de hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, ambulatórios e consultórios, além de adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. formular dietas de emagrecimento e para qualquer tipo de patologia. Promover a reeducação alimentar. Gerenciar bancos de leite humano e lactários.
Nutrição esportiva
Elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas.
Saúde coletiva
Realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.
Docência e pesquisa
Atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.
Hoje trabalho com alguns nutricionistas, tentando explicar as pessoas que dietas de revista só servem se o seu nutricionista adaptá-la para a realidade da pessoa.
Nesse caminho, conheci nutricionistas que recomendo de olhos fechados, como a querida Nutricionista Fernanda Negreiros. Uma excelente profissional que além de trabalhar aqui em Fortaleza, também trabalha no interior. Uma pessoa fantástica que já mudou a vida de muita gente através de um planejamento nutricional preciso e vencedor.
Nutricionista Fernanda Negreiros |
Nas próximas postagens, venho falar de outras áreas da nutrição em que nossa família Peso Perfeito está trabalhando. Fiquem conectados!
O que achou da postagem? Faltou alguma coisa? Deixe seu comentário e me ajude a escrever o blog, sua ajuda será muito bem vinda.
Fontes:1: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/nutricao-687250.shtml
2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutricionista
Adorei o post estou precisando perder uns quilinhos e já estou na reeducação alimentar.
ResponderExcluirblog: Thai Marques
Parabéns!!! Muito bom conteúdo!!!!!
ResponderExcluir