segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nutricionista - Porque você deve procurar um


Hoje resolvi começar a semana falando sobre um assunto que a muito tempo quero debater aqui no blog. A necessidade de consultar um(a) nutricionista, tanto para quem visa o emagrecimento, quanto quem precisa
Para quem ainda não sabe, não sou nutricionista, não estudo Nutrição, mas admiro muito essa profissão. Desde que trabalhei cobrindo eventos de ciclismo e conheci a nutrição esportiva, comecei a me interessar mais pelo assunto e no ano passado ao conhecer a Nutricionista Débora Fonseca e trabalhar seis meses com ela, me apaixonei perdidamente por essa maravilhosa profissão. 

Aliás, foi graças a Débora que nasceu o Peso Perfeito. Na época que comecei a trabalhar pra ela, criei o grupo para agregar dicas de alimentação e bem estar que foi batizado com a ajuda dela com o nome Peso Perfeito. Eramos cerca de mil pessoas convivendo diariamente, usava basicamente para divulgar o blog dela e ações para conquistar novos clientes para o seu consultório. 
Como em qualquer campanha de marketing, os resultados não vieram tão rápido e por questões  particulares, nossa parceria veio a acabar em outubro do ano passado. Mas nossa amizade não, continuei tocando o grupo que na época tinha pulado para quase duas mil e quinhentas pessoas conectadas. No fim do ano cheguei a conclusão que a família Peso Perfeito deveria crescer e comecei a pensar no blog. Fiz uma fanpage e um twitter para que pudesse testar algumas ferramentas e o alcance do blog. Na virada do ano lancei o blog, e meu amor com a nutrição cresceu mais ainda.



Então, vamos falar sobre o que faz um nutricionista e porque ele é essencial nas nossas vidas? Então, primeiro vamos a definição de Nutrição:¹

É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.



E o(a) nutricionista?²
O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.
Os nutricionistas não devem ser confundidos com os médicos nutrólogos.
O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais.



O que um nutricionista pode fazer?¹

Administração
Supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias. Supervisionar e gerenciar a produção de refeições em cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas comerciais, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados.
Catering
Elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais.
Controle nutricional
Criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente.
Desenvolvimento de produto
Pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos.
Gastronomia
Controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes. Elaborar cardápios.
Nutrição clínica
Prescrever dietas a pacientes de hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, ambulatórios e consultórios, além de adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. formular dietas de emagrecimento e para qualquer tipo de patologia. Promover a reeducação alimentar. Gerenciar bancos de leite humano e lactários.
Nutrição esportiva
Elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas.
Saúde coletiva
Realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.
Docência e pesquisa
Atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.


Hoje trabalho com alguns nutricionistas, tentando explicar as pessoas que dietas de revista só servem se o seu nutricionista adaptá-la para a realidade da pessoa.
Nesse caminho, conheci nutricionistas que recomendo de olhos fechados, como a querida Nutricionista Fernanda Negreiros. Uma excelente profissional que além de trabalhar aqui em Fortaleza, também trabalha no interior. Uma pessoa fantástica que já mudou a vida de muita gente através de um planejamento nutricional preciso e vencedor. 
Nutricionista Fernanda Negreiros
O blog está se profissionalizando, em breve estrearemos em uma outra plataforma, com um endereço próprio e novos serviços. Por enquanto, fique ligado em nossa fanpage, basta clicar no curtir que está na barra lateral da página. Para nos seguir no twitter, basta clicar aqui.

Nas próximas postagens, venho falar de outras áreas da nutrição em que nossa família Peso Perfeito está trabalhando. Fiquem conectados!

O que achou da postagem? Faltou alguma coisa? Deixe seu comentário e me ajude a escrever o blog, sua ajuda será muito bem vinda.

Fontes:
1: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/nutricao-687250.shtml

2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutricionista

2 comentários: