sexta-feira, 14 de junho de 2013

Frutas - Porque são tão importantes na sua dieta



Hoje resolvi falar do poder de algumas frutas para sua saúde. As frutas são alimentos essenciais para todos, possuem diversas vitaminas que devem ser ingeridas para o bom funcionamento do organismo, além de serem gostosas e ótimas para manter o corpo em forma.



Vamos começar falando sobre a Ameixa:
Ameixas secas escuras são ricas em cobre e boro(elemento encontrado em altas concentrações nos ossos, baço, e tireoide), os quais podem ajudar a prevenir a osteoporose. Elas também contêm uma fibra chamada inulina, que, quando quebrada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo. Isto, por sua vez, facilita a absorção de cálcio. Coma de quatro a cinco por dia para fortalecer seus ossos e aumentar a sua energia.


As maçãs são valiosas também:
Uma maçã por dia reduz o inchaço de todos os tipos, graças a quercetina, um flavonóide também encontrada na casca das cebolas vermelhas. A quercetina reduz o risco de alergias, ataque cardíaco, doença de Alzheimer, de Parkinson e cancros da próstata e do pulmão. Além disso, ela é uma das frutas mais ricas em antioxidantes e, ao lado do abacaxi, aquela que melhor combate inflamações.
Então, falando do abacaxi:
Abacaxi é mistura potente de vitaminas, antioxidantes e enzimas (em particular, bromelina), sendo um verdadeiro “coquetel anti-inflamação”. Ele também protege contra o câncer de cólon, artrite e degeneração macular.

Bananas possuem um poderoso efeito calmante resultado da alta concentração de triptofano, nutriente que ajuda na produção serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Mas, o real benefício da fruta vem do potássio, um electrólito que ajuda a evitar a perda de cálcio do corpo. Bananas também são boas para reforçar o sistema nervoso, aumentar a função imunológica e ajudar o corpo a metabolizar a proteína. Uma banana por dia ajuda na reposição do potássio, que ajuda na recuperação pós-exercício físico.

Kiwis, assim como a banana, é uma fruta rica em potássio e ajuda a proteger os ossos contra a osteoporose. O kiwi também é rico em vitamina C e luteína, um carotenóide que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Uma grande sacada é consumi-lo com a casca, que é comestível e rica em nutrientes. 

Figos impulsionam a imunidade e suas fibras podem diminuir os níveis de insulina e de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes. Quando mais escura tiver a casca do figo, melhor. Isso indica que eles contêm mais nutrientes e menos agrotóxicos. Você pode comê-lo fresco ou adicioná-lo seco a um mix de cereais.

As sementes da romã reduzem o risco da maioria dos cânceres graças aos polifenóis chamados elagitaninos, que dão a cor ao fruto. O ideal é beber um copo do suco por dia ou comê-lo fresco.

Pronto, uma lista das frutas mais funcionais e que você deve incluir em seu cardápio. Retirei esses dados de uma postagem muito interessante, da revista Men's Health, sobre os alimentos funcionais e suas vantagens, dá uma olhada lá, basta clicar aqui.

Não se esqueçam de comentar e assinar o blog. Em breve teremos muitas novidades para vocês. Um abraço e um até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário