terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vamos comer ovo de Páscoa e emagrecer?


Olá família Peso Perfeito, hoje fui atrás de uma forma de comer ovos de Páscoa sem atrapalhar nosso objetivo de emagrecer. Acho que todos sabem o quanto é gostoso um ovo de chocolate, mas sabemos o quanto é complicado cair em tentação e não seguir a dieta, então fui atrás de descobrir coisas sobre a Páscoa e chocolates, o porquê dessa tradição. Então, vamos entender o porque e depois fazer um ovo que possa ser comido com menos culpa.


A tradição de se ofertar ovos como presente é bem anterior à religião cristã. O costume de dar e recebê-los tem origem com os egípcios, persas e chineses. Esses povos, no início da primavera e nas ocasiões festivas, distribuíam ovos naturais simbolizando a origem da vida, a criação e a fecundidade, os ovos eram pintados e oferecidos aos amigos.



O hábito foi adotado pelos cristãos como forma de representar a Páscoa, significando a ressurreição de Jesus Cristo. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa  está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.


Os ovos naturais foram utilizados por vários séculos até serem substituídos pelo chocolate a partir do século XVIII. Uma descoberta de confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de comemorar a Páscoa sem deixar de lado a tradição.

Então, vamos fazer um ovo de Páscoa bem gostoso? Depois que fizer, deixa seu comentário para que possamos dividir essa alegria.




Ovo de Páscoa Diet ao leite com bombons

INGREDIENTES  - OVO
300 gramas de chocolate ao leite diet ralado 
1 forma para ovos 250 gramas 
1 pincel de cozinha 

MODO DE FAZER
Aqueça uma panela com água no fogo, temperatura que o dedo suporte (morno para quente). Desligue o fogo e coloque o chocolate diet ralado para derreter. Deixe por 15 minutos, tire da água e bata bem o chocolate até derreter. 
Dê o choque térmico no mármore, mexendo até esfriar. Faça o teste do lábio encostando um palito molhado com chocolate no lábio inferior, deverá sentir gelado. 
Dê a primeira camada no ovo com um pincel de espessura fina. Vire de boca para baixo numa tábua forrada com papel manteiga e leve à geladeira por cinco minutos. Tire da geladeira e faça a segunda camada um pouco mais grossa e leve à geladeira por mais cinco minutos. Faça a terceira camada por todo ovo e carregue um pouco mais nas bordas, sempre levando à geladeira de boca para baixo. A última camada deverá ficar na geladeira por mais ou menos 20 minutos. 

INGREDIENTES - BOMBONS AO LEITE DIET 
500 gramas de chocolate ao leite ralado 
Formas para bombom 

MODO DE FAZER  
Derreta o chocolate em banho maria da mesma forma que o ovo de páscoa. Dê o choque térmico no mármore mexendo bastante até esfriar. Faça o teste do lábio encostando um palito molhado no chocolate no lábio inferior, deverá sentir gelado.
Encha as formas de bombons. Dê uma batida na mesa para retirar o ar. Limpe a forma e leve à geladeira por 20 a 30 minutos. 

INGREDIENTES - BOMBONS CROCANTES AO LEITE DIET
500 gramas de chocolate diet ao leite ralado
½ xícara (chá) de crocante (nozes, amêndoas ou castanha de caju)
Formas para bombons 

MODO DE FAZER
Proceda da mesma forma que no bombom ao leite, até no choque térmico. Misture o crocante no sabor escolhido, encha as formas, tire o ar dando pancadinhas com a forma na mesa e leve à geladeira por 20 a 30 minuto 


Até logo! Ah, você tem Facebook? Curte nossa Fanpage e fica por dentro de dicas e novidades na área da saúde, ok? Te agradeço desde já.

Um comentário:

  1. Minha mãe tem diabet então aqui o açucar é ZERO, ou seja, nadinha de besteiras. Mas daí vem a cacau show e me salva com chocolates zero que são mais gostosos que os normais.
    Mas a receita deve ser mais economica, vou ensinar a minha vó a fazer, haha pq eu na cozinha sou zero. beijos
    etcmodaetal.blogspot.com

    ResponderExcluir