terça-feira, 19 de março de 2013

Aplicativos que te ajudam a emagrecer


Olá, começando mais uma semana, segunda-feira, dia internacional de começar uma dieta nova. Ou de se arrepender de ter quebrado a ultima no fim de semana. Então, para ajudar vocês a não cometerem mais esse pecado de driblar a dieta, aproveitando que a maioria de nós hoje tem ou vai comprar um smartphone, resolvi postar sobre aplicativos que te ajudam a emagrecer, controlar sua dieta e até te indicam alimentos para perder peso.

Hoje existem dezenas ou senão centenas de aplicativos para ajudar a emagrecer. Alguns deles são feitos de calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea), que determina qual é o peso saudável para o seu corpo de acordo com a altura e o peso atuais. Outros, te ajudam a contar calorias, indicam exercícios físicos adequados para queimar mais calorias e funcionam como diário alimentar. Segundo a Nutricionista Fernanda Negreiros, os aplicativos são ótimas ferramentas para uma boa reeducação alimentar. "A maioria  registra sua alimentação diária, te auxiliando no controle da quantidade, horários e o tipo de alimentos consumidos", afirma. 

Em muitos deles, é fácil enviar informações via Facebook e Twitter, com intuito de incentivar o apoio dos seus amigos no decorrer do emagrecimento. Segundo pesquisas, o uso de aplicativos que compartilham informações através das redes sociais podem ajudar em até 50% a perda de peso e os bons hábitos alimentares do usuário.


Confira abaixo três aplicativos bastante eficientes que devem te ajudar a conquistar o Peso Perfeito:




Dieta e Saúde. Com mais de 500 000 downloads em 2011, este aplicativo para iPhone, iPad eAndroid foi um dos mais baixados na Apple Store brasileira na área de saúde e fitness. Além de oferecer um banco de dados de mais de 4 000 alimentos com informações como quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e calorias, ele também traz ferramentas que possibilitam a avaliação do peso ideal e fazem indicações de dietas baseadas em um programa de pontos.



Calculadora de Calorias. Criado pela revista Boa Forma para iPhone e iPad, a ferramenta auxilia no controle da dieta definindo metas semanais. Após inserir dados como peso, idade e altura, este app mostra ao usuário quantos quilos será necessário perder ao longo de sete dias e ajuda na contagem de calorias dos alimentos. Para isso, basta registrar cada alimento consumido, como em um diário alimentar (o app tem armazenada a composição nutricional de 2500 insumos). Em paralelo, é preciso também registrar a atividade diária ou exercício físico praticado, da musculação à caminhada de casa ao ponto de ônibus. Assim será possível ter acesso ao balanço calórico no final do dia e saber se ele está adequado ou não. O aplicativo oferece ainda sugestão de treinos semanais, cálculo de consumo de água e dicas de alimentação e fitness para aprimorar o emagrecimento. 



Medida Certa. O quadro do Fantástico que atualmente mostra a batalha do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno para perder peso através de um programa de reeducação alimentar aliado à prática de exercícios físicos se transformou em um app bastante útil. Ele oferece informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), dicas de atividades físicas recomendadas pelo personal trainer Márcio Atalla, além de vídeos dos jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli, que deixaram de lado os maus hábitos alimentares. Disponível na Apple Store e Google Play.


Mas também tem uma questão a ser lembrada, cita a Nutricionista Fernanda Negreiros que é o fato de alguns deles superestimarem os valores calóricos das refeições e que muitos deles fazem apologia à substituição de um profissional qualificado para acompanhar a pessoa na reeducação alimentar, que no caso seria o nutricionista. "Um boa indicação que eu acho é o fato de alguns deles lembrar o horário das refeições e também o momento de beber água, isso é bacana, poi o usuário não irá esquecer da água, que é a maior queixa e também não irá pular as refeições, assim conseguindo melhorar o estado metabólico do paciente que faz uso desses aplicativos", finaliza a profissional.

Bem, por hoje é só mas amanhã eu volto com uma dica sobre suplementos que vão ajudar na batalha para chegar ao Peso Perfeito.

3 comentários:

  1. VIM CONHECER O SEU CANTINHO E ESTOU TE SEGUINDO,SE PUDER ME SEGUIR DE VOLTA FICAREI MUITO FELIZ.BJSSS
    http://emagrecendocomanane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando vi essa imagem no facebook pensei que o celular ajuda a emagrecer porque distrai a gente na hora das refeições. Af, queria mostrar pra minha mãe isso :( kk

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh. Tô seguindo!
    Beijinhos
    http://laialisafa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir