segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Suco de Laranja - Mitos e Verdades

 
O suco de laranja é de longe um dos alimentos mais recomendados para quem está resfriado ou com baixa imunidade. Mas, ele é realmente o melhor alimento para quem precisa de vitamina C? Só tem ela de vitamina na sua composição? O que pode acontecer a quem tomar suco em exagero? Essas e outras perguntas, vou tentar responder nessa postagem:

A taxa de vitamina C existente é realmente suficiente para aumentar a imunidade

Verdadeiro. A vitamina C é altamente necessária para melhor absorção do ferro e para a formação da hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue). Tem ação antioxidante, previne infecções, gripes e resfriados, mantém a saúde dos dentes e gengivas e ajuda no combate a hemorragias. O nutriente não é produzido pelo organismo, e em uma laranja conseguimos quase que 100% da taxa de vitamina C necessária por dia.

A única substância importante do suco é a vitamina C

Falso. Embora seja bastante rico em vitamina C, ele possui também grande quantidade de vitamina A e potássio.

Protege o coração

Verdadeiro. Por ser antioxidante, a bebida aumenta a resistência a infecções e promove a vasodilatação das artérias, afastando os possíveis acidentes vasculares.

Posso tomar todos os dias

Verdadeiro. Desde que não comprometa seu plano alimentar. Caso esteja fazendo uma dieta com redução de calorias, convém não abusar. Lembre-se de que o único alimento que não engorda se ingerido em grande quantidade é a água.

A bebida engorda

Verdadeiro. Quando associada com alimentos ricos em carboidratos e gordura ou consumida em grande quantidade, o valor calórico se torna demasiado. Para controlar a ingestão, saiba que um copo de 200 ml de suco (sem açúcar) tem cerca de 118 kcal.

Provoca gastrite

Verdadeiro. Principalmente quando a pessoa tem pH gástrico ácido. Sendo assim, intercale o consumo com sucos de outras frutas, como a laranja-lima, que é menos ácida.


Então, qual a forma que você prefere a laranja? Suco, ela inteira, em pedaços na salada? Deixe sua opinião e compartilhe essa postagem com seus amigos, conhecimento nunca é demais. Até a próxima!