segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dia do sorvete - Vamos comemorar?


Hoje é o dia do sorvete, então para que melhor que comemorar sabendo um pouco mais sobre essa delícia?

O sorvete é uma das mais antigas e consumidas sobremesas do mundo. Em estações quentes ele é sucesso e até mesmo em épocas frias, algumas pessoas não abrem mão de seu sorvete ao menos nos finais de semana.

Como surgiu o sorvete?

Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas. Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.

O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa. "Além de ser gostoso, é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais. Faltam apenas as fibras", diz a nutricionista Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A sobremesa pode ser vista como algo altamente calórico e ficar fora da rotina alimentar de quem vive de dieta, mas a verdade é que o sorvete tem diversos benefícios à saúde e pode inclusive fazer parte de uma dieta saudável:

Na composição nutricional, o sorvete é importante pelas proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitamina A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais;

O valor calórico depende da matéria prima utilizada na fabricação, e da quantidade de consumo;

Ele é muito bom para quem está pensando em engravidar, por exemplo. Consumir até duas bolas de sorvete por dia aumenta a possibilidade de engravidar, por causa do leite. O leite utilizado no sorvete possui um hormônio que estimula a fertilização.

Para os ossos ele serve para fortalecer. Além disso, reduz o estoque de gordura e é muito bom no combate a TPM.



Previne diabetes porque tem pouca gordura, isso diminui as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Por esses motivos, o sorvete não é considerado uma guloseima, e sim um alimento nutritivo e importante para a dieta balanceada e com mais energia.

Então, vamos comemorar esse dia saboreando essa delícia que é o sorvete?