segunda-feira, 24 de junho de 2013

Chocolate que não engorda - Quem quer um?

Quem não gosta de chocolate? Não conheço ninguém que não fique de água na boca ao ver uma barra de chocolate ou um simples brigadeiro. Mas nem todos podem saborear um chocolate, pois pode destruir meses de uma boa dieta. Para quem quer emagrecer, são poucos os chocolates que se encaixam em uma boa dieta.

Pois esse problema pode ter acabado: um britânico de  25 anos, o matemático Aneesh Popat, criou um chocolate que não engorda, The Chocolatier, que ele batizou de ganache de água.
Feito da mistura do cacau com água, sem adição de manteiga ou ovo, a trufa teria menos calorias do que um chocolate tradicional. Uma trufa do Chocolatier tem em média de 40 a 45% menos calorias do que uma trufa convencional, variando entre 43 e 47 calorias, contra a média de 78 calorias dos bombons que se encontram no mercado.

The Chocolatier vem nos sabores cola, menta com morango, chai e torta de maçã.

Em seu site oficial, Aneesh Popat afirma que já comeu todo tipo de chocolate que existe, e seu amor pela iguaria o levou a aplicar seus conhecimentos matemáticos na criação de uma combinação única de sabores com precisão e criatividade. “É a resposta às preces de todos os ‘chocaholics’.”

Ficou com vontade de conhecer e provar? Deixa um comentário que em breve possivelmente teremos novidades sobre o Aneesh e seu guanache.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Receita de Bolo de Milho de Liquidificador


Nessa época de festas juninas, uma receita prática sempre é bem vinda, afinal, fazer pratos típicos nem sempre é fácil. Então, fui atrás de uma receita gostosa e fácil de fazer pra sua festa junina ficar mais saborosa.

Vamos pra cozinha fazer um bolo de milho de liquidificador delicioso e muito fácil. Quem quiser que ela seja menos calórica, pode substituir seus ingredientes por similares lights. 

ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 lata de milho verde com a água
  • 2 colheres de sopa da manteiga ou margarina
  • 1 1/2 xícara de milharina ou flocão de milho
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo com fermento
  • 200 ml de leite de coco
  • 100 gr de coco ralado seco
  • 2 xícaras de açúcar

modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador na ordem acima, com exceção do fermento, deixar bater bem e acrescentar o fermento por ultimo depois que a massa estiver homogênea.
Colocar em forma untada e enfarinhada.
Levar ao forno médio por 30 minutos ou até q enfiando o palito o mesmo saia limpo.
Quem fizer, pode e deve me convidar pra provar, vou com todo o prazer. Até amanhã.

terça-feira, 18 de junho de 2013

E o pepino, serve pra que mesmo?

Quando falamos de tratamentos caseiros para a pele, a primeira imagem que nos vem à cabeça é uma mulher com duas rodelas de pepino sobre os olhos. Mas será que essa hortaliça realmente é benéfica para a derme? Basta colocar o pepino sobre a pele ou precisamos comê-lo para aproveitar suas propriedades? Quais são as melhores receitas caseiras com pepino?

Chega de dúvidas! Hoje você vai aprender um pouco mais sobre essa conhecida relação entre o pepino e a beleza. Veja quais são os nutrientes da hortaliça e saiba como utilizá-lo em sua casa.

Propriedades do Pepino

O pepino é fonte de vitamina A, C e K, além de conter diversos sais minerais, como o potássio, o manganês, o ácido fólico, o magnésio e a sílica. Quando consumimos o vegetal, nosso organismo é fortalecido por esses nutrientes. Ele ainda funciona como diurético, combate a prisão de ventre e ajuda a regular a pressão arterial. Assim, o pepino age de dentro para fora, melhorando o aspecto da pele, cabelos e unhas.

Bom para a Pele

O alto teor de enxofre do pepino é ótimo para as células da derme. Outros dois componentes do vegetal – o ácido ascórbico e o ácido cafeico – ajudam as tratar as irritações, queimaduras e manchas na pele. Eles também são responsáveis por diminuir inchaços, principalmente no entorno dos olhos. Dessa forma, a aplicação do pepino diretamente sobre a pele funciona sim como um tratamento de beleza.

O pepino é o tipo do vegetal que trata IN e OUT!

Mais um artigo escrito pela querida Nutricionista Fernanda Negreiros, uma das melhores nutricionistas que conheço. Curta sua fanpage e fique por dentro de outras boas dicas, basta clicar aqui.





Fernanda Negreiros
Nutricionista Clínica e Estética- CRN: 10708/P
Contatos: (085) 8785-4577 / 9691-2092

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Receita Light para o almoço - Strogonoff de Frango


Hoje resolvi trazer uma receita para um almoço light e delicioso, Strogonoff de frango. Vamos pra cozinha?

Ingredientes:


1 colher de (sopa) de creme vegetal light ( margarina light )
2 colheres ( sopa ) de cebola ralada
1 dente de alho
500 g de peito de frango sem pele cortados em cubos
1 xícara ( chá ) de tomates batidos sem pele e sem sementes
sal a gosto
½ lata de creme de leite light
½ medida da lata de leite desnatado
1 colher ( sopa ) de farinha de trigo
200 g de cogumelos em conserva fatiados
2 colheres ( sopa ) de conhaque
2 colheres ( sopa ) de catchup
1 colher ( sopa ) de mostarda
1 colher ( sopa ) de molho inglês
1 colher ( chá ) de curry

Modo de Preparo:

Em uma panela derreta a margarina light e doure o frango. Após dourado reserve o frango. Na mesma panela doure a cebola , o alho e o tomate batido e deixe apurar por 5 a 6 minutos. Salgue a gosto.
Acrescente o frango reservado e os cogumelos. Flambe a preparação com o conhaque. Misture bem, coloque o catchup, a mostarda , o molho inglês e o curry. Deixe ferver por 3 a 4 minutos. Prove o sal. Em uma vasilha misture o creme de leite, o leite desnatado e farinha de trigo. Despeje essa mistura na panela e mexa bem por 2 a 3 minutos. Sirva bem quente com arroz branco. 

Informações:

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 5 porções 
Calorias por porção: 244 

Receita cedida por Rodrigo Abou, personal chef (11) 81824772

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Frutas - Porque são tão importantes na sua dieta



Hoje resolvi falar do poder de algumas frutas para sua saúde. As frutas são alimentos essenciais para todos, possuem diversas vitaminas que devem ser ingeridas para o bom funcionamento do organismo, além de serem gostosas e ótimas para manter o corpo em forma.



Vamos começar falando sobre a Ameixa:
Ameixas secas escuras são ricas em cobre e boro(elemento encontrado em altas concentrações nos ossos, baço, e tireoide), os quais podem ajudar a prevenir a osteoporose. Elas também contêm uma fibra chamada inulina, que, quando quebrada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo. Isto, por sua vez, facilita a absorção de cálcio. Coma de quatro a cinco por dia para fortalecer seus ossos e aumentar a sua energia.


As maçãs são valiosas também:
Uma maçã por dia reduz o inchaço de todos os tipos, graças a quercetina, um flavonóide também encontrada na casca das cebolas vermelhas. A quercetina reduz o risco de alergias, ataque cardíaco, doença de Alzheimer, de Parkinson e cancros da próstata e do pulmão. Além disso, ela é uma das frutas mais ricas em antioxidantes e, ao lado do abacaxi, aquela que melhor combate inflamações.
Então, falando do abacaxi:
Abacaxi é mistura potente de vitaminas, antioxidantes e enzimas (em particular, bromelina), sendo um verdadeiro “coquetel anti-inflamação”. Ele também protege contra o câncer de cólon, artrite e degeneração macular.

Bananas possuem um poderoso efeito calmante resultado da alta concentração de triptofano, nutriente que ajuda na produção serotonina – hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Mas, o real benefício da fruta vem do potássio, um electrólito que ajuda a evitar a perda de cálcio do corpo. Bananas também são boas para reforçar o sistema nervoso, aumentar a função imunológica e ajudar o corpo a metabolizar a proteína. Uma banana por dia ajuda na reposição do potássio, que ajuda na recuperação pós-exercício físico.

Kiwis, assim como a banana, é uma fruta rica em potássio e ajuda a proteger os ossos contra a osteoporose. O kiwi também é rico em vitamina C e luteína, um carotenóide que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Uma grande sacada é consumi-lo com a casca, que é comestível e rica em nutrientes. 

Figos impulsionam a imunidade e suas fibras podem diminuir os níveis de insulina e de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes. Quando mais escura tiver a casca do figo, melhor. Isso indica que eles contêm mais nutrientes e menos agrotóxicos. Você pode comê-lo fresco ou adicioná-lo seco a um mix de cereais.

As sementes da romã reduzem o risco da maioria dos cânceres graças aos polifenóis chamados elagitaninos, que dão a cor ao fruto. O ideal é beber um copo do suco por dia ou comê-lo fresco.

Pronto, uma lista das frutas mais funcionais e que você deve incluir em seu cardápio. Retirei esses dados de uma postagem muito interessante, da revista Men's Health, sobre os alimentos funcionais e suas vantagens, dá uma olhada lá, basta clicar aqui.

Não se esqueçam de comentar e assinar o blog. Em breve teremos muitas novidades para vocês. Um abraço e um até logo.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festas Juninas - O que posso comer?


Chegou o mês de junho e com ele as festas juninas, festas de comidas típicas muito gostosas. Mês que antecede as férias de julho para alguns, é sempre uma dor de cabeça para manter a dieta e o peso perfeito. Então, o que fazer? Como resistir as delícias que sempre vemos nas festas juninas como pé de moleque, pinhão, batata-doce, milho(cozido, em forma de canjica ou bolo).

 O que fazer para comer todas estas delícias sem perder a forma?
A resposta certa para esta pergunta é a seguinte: comer na quantidade adequada. Você pode experimentar de tudo, mas não extrapole na quantidade. 
Alguns alimentos típicos desta época, apesar de possuírem valor calórico elevado, contêm nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo, como por exemplo:
Vinho quente: O vinho é originado através da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de possuir teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, segundo estudos. Se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide que tem ação antioxidante, que também combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Um copo pequeno fornece aproximadamente 190kcal.
Milho: Seja como pipoca, canjica, bolo, o importante é não deixar de experimentar um pouquinho deste cereal. Possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, folato, ferro e fibras, em sua composição nutricional. É um alimento de fácil digestão. Uma espiga de milho fornece aproximadamente 108 kcal.
Batata doce: Possuidora de um sabor adocicado irresistível, este carboidrato é fonte de beta caroteno, que ajuda a evitar alguns tipos de câncer. Uma batata doce assada fornece aproximadamente 106 kcal.
Pinhão: Este delicioso petisco é fonte de proteína, tendo também em sua composição nutricional cálcio, magnésio e fibras. Cerca de 5 unidades de pinhão cozido fornecem aproximadamente 51 kcal.

Depois de conhecer um pouco mais sobre estes alimentos, aproveite para não deixar de consumir um pouco de cada neste mês especial.
O segredo para que você não adquira alguns quilinhos nestas festas é o seguinte: não exagere na quantidade. Consuma sempre uma quantidade pequena. Quando for em uma festa junina aproveite não só para comer, mas curta também o clima de alegria, as brincadeiras, a famosa quadrilha e confraternize-se com seus amigos.
Vista a sua roupa de caipira, coloque o seu chapéu de palha e bom arraial para todos! 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Shakes emagrecedores - Cinco receitas para você secar


Quando chega a noite e você fica pensando em que vai jantar para não fugir da dieta ou extrapolar nas calorias, tenho uma solução para você: Shakes caseiros.

Tenho quatro receitas para você escolher, retiradas do site M de Mulher. Se quiser ver a matéria toda, clique aqui.

Banana com ameixa seca
Bata no liquidificador 100 ml de leite desnatado, 1 banana pequena, 1 ameixa-preta, 1 colher (sobremesa) rasa de mel. Coloque algumas pedras de gelo e beba.
Custa R$ 1,30 por porção

Maçã
Coloque no liquidificador 100 ml de leite desnatado, 1 maçã com casca, 1 colher (sopa) de linhaça com 1 colher (sobremesa) de mel e bata. Acrescente gelo à vontade e tome em seguida.
Custa R$ 1,52 por porção 

Mamão
No liquidificador, bata 100 ml de leite desnatado, ½ mamão papaia, 1 colher (sopa) de linhaça com 1 colher (sobremesa) de mel. Tome em seguida.
Custa R$ 1,46 por porção 

Achocolatado com banana
Bata bem no liquidificador 100 ml de leite desnatado, 1 banana, 2 colheres (sopa) de achocolatado diet e 1 colher (sobremesa) de linhaça. Consuma em seguida. 
Custa R$ 1,48 por porção

Seguindo essas receitas toda noite, você pode perder até 5kg em um mês. Gostou? Então clica no +1 ai embaixo e ajude a compartilhar conhecimento.

Até mais!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Abacate - Vilão ou aliado na hora de emagrecer?


Depois de discutir com um amigo sobre os benefícios do abacate para quem quer emagrecer, resolvi pesquisar mais e falar um pouco sobre uma das frutas que mais amo. O abacate é uma fruta gordurosa, todo mundo sabe, mas além de ser uma delicia em várias receitas, pode fazer bem ao seu coração, sabia?


Engana-se redondamente aquele que acha que o abacate é um grande inimigo e deve ser eliminado totalmente da dieta. Mesmo ele sendo uma fruta bastante calórica (uma colher de sopa de 45 g contém 80 kcal), ele é bastante rico em vitaminas, fibras e gorduras do bem, aquelas que melhoram a nossa saúde.
O abacate contém dois tipos de gordura insaturada (mono e poli-insaturada), que ajudam a controlar os níveis de triglicérides e colesterol presentes no sangue, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Outros benefícios do abacate

Potássio e vitaminas A, E e C estão presentes no alimento e garantem o combate aos radicais livres que causam vários danos ao organismo. O abacate possui uma substância antioxidante chamada glutationa, que é produzida naturalmente pelo organismo, mas que reforçada pelo consumo da fruta, auxilia na redução de substâncias tóxicas como o cortisol, hormônio responsável pelo estresse.
O abacate também é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade. Por isso, incluir uma porção moderada da fruta no café da manhã pode favorecer o emagrecimento.
Por apresentar alto valor calórico, vale apostar no alimento antes de praticar atividades físicas: ele fornece grande quantidade de energia e vai deixá-la superdisposta para encarar a maratona de exercícios. Só não vale comer com açúcar ou leite condensado.
Para finalizar, que tal uma vitamina de abacate para começar bem o dia?
Ingredientes
1/4 de abacate maduro
2 colheres de creme de leite light
1 copo de água gelada
Adoçante a gosto
1 colher de sopa de chia

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador ou processador;
Beba na hora.